Médicos de família e, principalmente, pais e cuidadores desempenham um papel fundamental na identificação de atrasos. Observar os marcos do desenvolvimento da fala e da linguagem por idade é essencial. Alguns sinais de preocupação incluem:

• Aos 24 meses ou mais: falar menos de 50 palavras, fala ininteligível ou déficits notáveis em testes específicos para a idade.

• Aos 15 meses: não tentar dizer uma ou duas palavras além de “mamãe” ou “papai”.

• Aos 18 meses: não seguir instruções de uma etapa sem gestos, não tentar dizer pelo menos três palavras além de “mamãe” ou “papai”

Como os pais podem promover o desenvolvimento?

Fale frequentemente com bebês e crianças, usando frases simplificadas e pronunciando as palavras claramente.

• A leitura e a brincadeira são excelentes oportunidades para promover a fala e a linguagem, ajudando na construção de vocabulário e habilidades de compreensão.

Limite o tempo de tela em favor de atividades focadas em interações sociais, pois o tempo de tela tem sido associado a atrasos de desenvolvimento.

Referências:

1. Kasari, C., Shire, S., Shih, W., Landa, R., Levato, L., & Smith, T. (2023). Spoken language outcomes in limited language preschoolers with autism and global developmental delay: RCT of early intervention approaches. Autism Research, 16(6), 1236–1246.

2. Jullien, S. (2021). Screening for language and speech delay in children under five years. BMC Pediatrics, 21(Suppl 1), 362.3. Rupert, J., Hughes, P., & Schoenherr, D. (2023). Speech and Language Delay in Children. American Family Physician, 108(2), 181-188.

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